Correio Popular Notícia



ATENÇÃO BÁSICA
Governo entrega novo lote de equipamentos para municípios

Data da notícia: 03/07/2014
Foto:

(Da Redação) O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), entregou ontem (02), mais um lote de equipamentos hospitalares para unidades de saúde de 47 municípios. Na Capital, um lote contendo armários, balanças ergométricas, mesas ginecológicas, mesas para exames, bisturis elétricos, aparelho de raio-X odontológico, suportes para soro e centrais de ar-condicionado.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140703-141.jpg[/IMG] A medida faz parte do programa estadual de ajuda para reestruturação e melhoria do atendimento básico ? baixa complexidade -, oferecido pelos municípios, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), os antigos postos de saúde, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de policlínicas.
De acordo com o gerente de almoxarifado e patrimônio da Sesau, André Luis Weiber Chaves, os materiais e equipamentos foram adquiridos através de recursos oriundos de emenda parlamentar. A expectativa é que o investimento supere a casa dos R$ 8 milhões ao final da entrega de todos os lotes.
Segundo André Luiz, a entrega dos equipamentos começou ano passado e ainda não tem data definida para terminar. Ele explica que além de alguns itens ainda estarem sendo licitados, muitos prefeitos demoraram para fazer a retirada dos produtos em Porto Velho. Todo o trabalho é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o Estado integra o programa de atenção básica do Ministério da Saúde.
Pimentel explica que o atendimento básico consiste em um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação. Esse trabalho em Rondônia tem a parceria direta do governo.

RESULTADO - Ainda de acordo com o secretário, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo: União, Estado e Município. As Unidades Básicas de Saúdes (UBS) instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade, explica Pimentel. Com informações de Zacarias Pena Verde ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1683 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.